sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Espiritismo: Conceito e objeto

Esses são os principais pontos abordados nessa aula:

1-Para se designar coisas novas são precisos termos novos...para evitar a confusão interente à variedade de sentidos das mesmas palavras.

2-...em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos os termos espírita e espiritismo.

3-...a Doutrina Espírita ou Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível.

4-O Espiritismo é ...uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. ...consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos e...todas as conseqûencias morais que dimanam dessas mesmas relações.

5-O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo corporal.

6-O objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. ...este princípio é uma das forças da Natureza, a reagir incessantemente com o princípio material e reciprocamente.

7-...O Espiritismo não inventou nem descobriu esse princípio; mas foi primeiro a demonstra-lhe, por provas inconcussas, a existência; estudou-o, analisou-o e tornou-lhe evidente a ação.

8-...pela união indissolúvel deles (princípio espiritual e princípio material) se explica uma multidão de fatos até então inexplicáveis.

Um comentário:

  1. Esses nossos encontros têm sido para mim como pedras preciosas, valiosíssimos para o esclarecimento e desenvolvimento espiritual...
    Obrigada a todos, por tudo!!!

    ResponderExcluir